Image Map
Além de Palavras, Sentimentos: Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta

Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta

Seguindo com HP e um tantinho atrasada (como sempre) trago hoje Harry Potter e a Câmara Secreta, todinho pra vocês. Não vou enrolar muito porque tô mega sem tempo (com sempre²) mas prometo que até semana que vem eu volto a postar novamente e cedinho! ;)




Harry Potter e a Câmara SecretaTítulo: Harry Potter e a Câmara Secreta
Autor(a): J.K Rowling
Editora: Rocco
Comprar: Saraiva | Cultura | Submarino
Nota: 
Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.
Foi ao ler esse livro que a J.k se consagrou como melhor escritora de fantasia, na minha opinião. Não apenas pela história, afinal de contas quem já leu a série inteira sabe a maestria com que ela leva os outros livros que acabam até sendo melhores que esse, para alguns. Mas, o que quero dizer é que, nesse segundo volume, a J.K não deixou a peteca cair nenhuma vez, mostrou que tem um domínio incrível desse mundo criado por ela e que seus personagens são importantes e não apenas "uma peça qualquer". É muito difícil encontrar um segundo volume de série/trilogia que consiga agradar tanto quanto o primeiro e isso acontece com Harry Potter e a Câmara Secreta, que é ainda melhor que Harry Potter e a Pedra Filosofal. J.K, parabéns! <3

O Harry continua morando com seus tios e sendo maltratado por eles e o primeiro capitulo se inicia exatamente no dia do aniversário dele, que passa despercebido pelos Dursley, que só têm atenção para o mimado do Duda, primo do Harry. Eu tenho vontade bater neles pra ver se eles se tocam que não estão agradando, sinceramente. Essas são as piores férias de Harry, ele não recebeu nenhuma ligação ou carta dos amigos. Eis que no meio da noite surge Dobby, um elfo doméstico que diz estar interceptando as cartas do garoto e não quer que ele volte para Hogwarts, dizendo que ele correrá perigo mortal lá. Depois disso os irmãos Wesley, aparecem com um carro voador e levam Harry para "A Toca", a casa dos Wesley. O fim de férias de Harry é bem melhor. 

Mas, logo no início do ano letivo ele e Ronie conseguem perder a Maria Fumaça que leva para o castelo... Eles acabam pegando o carro voador e aterrisam numa árvore não muito amigável, o salgueiro lutador e pode acreditar: a partir daí, tudo piora de vez. 

Se no primeiro livro nós temos uma boa introdução, aqui nós temos história, uma história muito legal e que nos leva a conhecer o motivo que fez Hagrid ser expulso da escola e não poder mais fazer magia... Tudo ligado à Câmara Secreta. O que eu achei uma pena foi a dimunuição da Hermione nessa história, já que ela acaba petrifiada junto com alguns outros alunos por causa de acontecimentos, relacionados à Câmara.

Eu gosto do Rony, gosto desde o livro passado e isso não muda em nada a gora. o Dobby também é bem legal, o carinha verde, que é criado do pai do Draco é um bom amigo, mesmo tendo quase deixado o Harry sem entrar na escola. Snape... Eu não gosto de você, não me importa se dizem que você é importante no decorrer da história ou não, não e ponto! Dumbledore... tenho respeito e admiração por ele, desde quando eu assitia aos filmes repetidas vezes na escola, o achava legal, agora vejo que não estava errada. ;) 

Um detalhe sobre o Harry que eu acho que pode ser muito importante para a continuação da série: ele pode ser  descendente de Slitheryn, o fundador da casa verde e prata, o que faz com que todos achem que ele reabriu a câmara. O ritmo da história é um pouco mais rápido que o primeiro, o que me agradou bastante e o final eu achei magnifico, a participação da fênix e do Chapéu Seletor são demais, acrescentam bastante para a hisória e não deixam esses dois como simples objetos decorativos da história. Ver o Harry mais uma vez mostrando o quanto é forte e que pode sim ser páreo para Você-Sabe-Quem é algo que muito me agrada... Nas continuações isso tende a aumentar, suponho! A participação do Voltemort é bem importante, vê-lo saindo do diário (ah vai, isso não é spoiler...) e se achando superior. Desculpe, Lorde das Trevas, mas o Harry é melhor que você! 

Gostei da trabalho da Rocco, as cores da capa são bem harmoniosas (é uma das minhas capas preferidas) não quis fazer nada "brilhantismo" e deixou no mesmo estilo do livro anterior. Também gostei da diagramação. Ainda são poucas páginas, mas acho que a série vai evoluindo e aumentando com o passar dos livros. Eu fiquei assim quando virei a página e me deparei com a contra capa do livro: "Não J.K, você precisa escrever mais, eu preciso de você!"


Se você ainda não percebeu que eu super recomendo esse livro, vou deixar mais claro: as cinco estrelas que eu dei não são meros enfeites e sim a nota merecida para o  livro da Rowling. Se você gosta de fantasia, vai encontrar aqui o que sempre buscou!

Deixo aqui, minha admiração pelo Dumbledore, com sua frase que eu vou levar para o resto da vida: São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.

Um comentário :