Image Map
Além de Palavras, Sentimentos: E com vocês..

E com vocês..

..Juliane Bastos e Iasmin Cruz.. ambas madrinhas do blog, ambas de um talento extraordinário e de uma personalidade mais extraordinária ainda.
Donas de blogs literários maravilhosos, O que um coração sente e Refúgio das palavras, respectivamente.

Além do talento incrivel, compartilham uma amizade linda e mais que verdadeira.
Não tenho como falar da grande admiração que tenho por essas pessoas maravilhosas e de grande importância na história do APS.. então viagem comigo na entrevista em dupla que essas lindas deram aqui pro APS (:


Oi meninas. Tudo bem ? Em primeiro lugar eu quero agradece-las por terem aceitado prestar essa entre pro APS.. e mais uma vez por tudo que já fizeram pelo blog. Podemos começar ?
Iasmin: Anny,tudo ótimo e espero que contigo também. Quem agradece sou eu. pela oportunidade, o carinho e tudo que você o APS fazem por mim e pelo Refúgio. É uma honra enorme estar aqui, claro que podemos.
Juliane: Olá Anny, tudo bem sim. Nossa pra mim é uma honra ser entrevistada por você e ainda mais ao lado da Iasmin. Vamos começar sim, anciosa pelas perguntas. (risos)


Começando por um assunto bastante polêmico.. o que vocês acham do plágio ? E o que vocês acham que deveria acontecer com as pessoas que o cometem ?
Iasmin: Plágio é uma ação suja, que dá nojo feita por pessoas sem caráter e criatividade. Pessoas que roubam sentimentos de outros, tomam para si o que não é seu. É um crime como qualquer outro furto, mas nesse caso é de opinião. Acho que deveriam responder por seus atos na justiça como qualquer outro assalto, além de blog excluídos e tal. Plágio é como roubar dinheiro, plágio é roubo de ideias e deve ser cobrado.
Juliane: 
Bom o plágio é um assunto bem polêmico mesmo, eu mesma já sofri diversas vezes isso e por mais que tenha me abalado e me deixado triste, eu não agi de forma grossa e ameaçadora. Apenas adverti que se caso a tal pessoa não colocasse os devidos créditos eu iria denunciá-la e a apresentei a lei contra plágio. Por fim, tudo resolvido, alguns posts tiveram os créditos colocados e outros apagados. Eu acho que esse inibição ao plagiador muitas vezes é o suficiente e devemos sempre defender o que escrevemos.

De uns tempos pra cá, a blogosfera tem tido um crescimento enorme.. por conta disso, os blogs tem repetido muito os assuntos, texto e etc.. o que você acha que pode ser o diferencial de um blog ? Como as pessoas podem fazer pra encantar os leitores de uma forma diferente dos outros blogs ?
Iasmin: O que diferencia é a criatividade de criar uma forma que algo repetitivo se pareça original, que chame atenção do leitor. É aquilo que mostre que o mesmo assunto pode ser visto de várias visões e seu modo de ver e trasmitir é único, especial ao contrário dos demais.
Juliane: Realmente tem muitos assuntos comuns e isso sinceramente desagrada quando acessamos em um blog que gostamos e vemos assuntos que tem em outros. É inevitável isso, principalmente em blogs de moda, dicas e makes, porque quando surge uma novidade cada qual quer postar primeiro para divulgar. Mas blogs como os nossos que não visam lucros e não trabalham com divulgação deveria ter mais originalidade. O que desagrada é que muitas vezes alguém trata de um assunto em um blog e na outra semana tem outro blogueiro falando sobre o mesmo. Poxa, tudo bem que haja inspiração, mas eu acho que fica chato, principalmente quando alguns tags são copiadas, não gosto disso porque sempre marcamos onde vemos primeiro e isso nem sempre é do blog que criou.


O que vocês acham que são características de um verdadeiro blogueiro ? Digo verdadeiro, com aqueles que fazem por gostar e não por números.
Iasmin: O amor pelo que faz, sem se importar com números. Um verdadeiro blogueiro é aquele que confere cada atualização, fica feliz com um novo seguidor e/ou comentário. Ele tem que ser amável, humilde e que busque sempre satisfazer o leitor sem deixar de lado o que gosta.
Juliane: Acho que as características principais de um blogueiro é um bom post e não postar algo só pra estar sempre atualizado ou pra dizer que tem vários posts por dia. Um verdadeiro blogueiro gosta de atingir leitores específicos e ter a certeza que suas palavras foram úteis. Um blogueiro que faz com amor notamos ao ler suas primeiras palavras e olhando as páginas do seu blog.

Para os blogueiros que tão iniciando o blog agora, quais seriam as dicas de vocês ?
Iasmin: Paciência é fundamental, nada vai vim de uma hora pra outra. Persistência, muitas vezes vai dar vontade de desistir, abrir mão de tudo (já tive vários desses momentos) mas o fundamental é continuar. Calma principalmente com o anonimato. Acreditar em si mesmo, não querer ser como o blogueiro conhecido. E principalmente fazer tudo com amor, não apenas ter o blog mas ser blogueiro porque gosta. Pra mim, o amor é fundamental para o começo de qualquer um na blogosfera.
Juliane: Minha dica é ter calma. Nada de afobação e querer ter mil seguidores em uma semana ou agradar a todos com seus posts. Isso é questão que só o tempo resolve. Eu mesma demorei meses para ter um publico que hoje posso dizer que é "meu", pois eles estão sempre ali porque gostam, não porque "forcei" eles a irem ao meu blog. E outra coisa é ser natural, simples e você mesma sempre, nada de querer imitar aquela blogueira famosa, seja você sempre pois seus leitores um dia reconheceram isso.

Qual o maior problema dos blogueiros com pouca experiência ?
Iasmin: Eu creio que querer tudo pra logo, querer milhares de seguidores em um dia. Alguns não estão dispostos a esperar o tempo, com isso querem reconhecimento imediato como um blog conhecido tem, então muitas vezes praticam plágio. Muitas vezes nem por maldade mas justamente por falta de experiência, pela busca de sucesso imediato.
Juliane: Acho que é falta de criatividade. Por estarem começando muitas vezes eles se perdem nos assuntos e cometem o erro de se inspirar em um post de outro blog e isso é visivelmente notado por quem está a mais tempo nesse mundo. Claro que não são topos os blogueiros novatos que fazem isso, pois existem blogs com poucos meses que dão uma aula em muitos blogs experientes. 

Como eu, vocês duas expressam o que sente através das palavras. Coisa que pra muita gente é clichê. Vocês já tiveram receio de escrever o que sentiam com medo de julgamentos ?
Iasmin: Já sim, falar de sentimentos é algo que desperta muitos julgamentos e as vezes não estamos preparados para eles. Então já deixei de escrever e mostrar o que sentia por causa da opinião dos outros. Mas percebi com o tempo que opiniões alheias sempre irão existir. Então eu não podia deixar de falar do que gosto porque serei julgada. Com isso encarei opiniões e mostrei a muitos o que sinto, uns gostam, outros não mas são meus sentimentos e o que importa é aqueles que me apoiam e estão sempre do meu lado.
Juliane: Anny, eu nunca tive, mas já fui muito criticada. Mas, isso nunca me abalou, ou, passou pela minha cabeça desistir de descrever meus sentimentos. Sei que jamais agradarei todos os meus leitores e que um post será super bem recebido e outro nem tanto. Mas quando comecei a blogar coloquei uma lei nesse meu mundo: "Sempre serei eu, em cada palavra, em cada frase e em cada sentimento exposto aqui. Quem gostar será bem recebido, quem não gostar espero que retorne um dia." E assim as pessoas me conhecem como você mesma descreveu "expressa o que sente através das palavras" e isso é um orgulho enorme para mim.

Pra quem escreve sobre sentimentos rola todo um processo na criação de textos. Tem alguma coisa especial que vocês fazem na hora de criar seus textos ?
Iasmin: Nada que seja surpreendente. Sou uma exceção tratando-se de música, raramente escrevo ouvindo alguma. Mas gosto de escrever no silêncio de meu quarto, 'ouvindo' o meu coração. Então é natural, de forma simples que as palavras vão saindo, as linhas sendo preenchidas. É apenas através dos meus sentimentos que meus textos são criados.
Juliane: Pois é, blogs nesse estilo geralmente não têm dois textos por dia, o meu mesmo é atualizado de dois em dois dias e muitas vezes passando pela falta de inspiração. Mas pra mim o que é importante na hora de criar um texto ou poema é o lugar que estou, a música que estou ouvindo e o sentimento que pede por atenção. Esses três itens são tudo que necessito para que minhas palavras saiam da maneira correta e não sejam interpretadas de forma errada. Não adianta eu estar sentindo saudade e escrever sobre medos. Sempre foco nos meus sentimentos, não importando se meus últimos posts serão sobre paixão por exemplo. Se estou apaixonada me aguentem, escreverei durante um mês se for necessário sobre o mesmo sentimentos. (risos)

Durante toda emoção da criação, já aconteceu das lágrimas rolarem enquanto as palavras fluíam ?
Iasmin: Nossa, inúmeras vezes, já chorei muito escrevendo (as vezes até soluçar), já me vi chorando do começo ao fim de um texto. Acontece geralmente em textos tristes de saudade, dor e na maioria das vezes nos desabafos. Quem procurar meus textos na 'categoria desabafo', pode ter certeza que todos foram escritos em meio inúmeras lágrimas. Outras vezes foram lágrimas de felicidade mas as lágrimas fazem parte de alguns dos meus textos com toda certeza.
Juliane: Nossa muitas vezes. Pra ser sincera a maioria dos meus posts tiveram as lágrimas como ponto final. Eu coloco muita emoção no que escrevo, sinto o momento e digo realmente tudo que estou sentindo sem medo de expor demais o que se passa no meu coração. E as lágrimas sempre se fazem presente, não importando se o que escrevo é bom ou ruim.

Eu já imagino a resposta, mas vamos lá. Vocês acham que uma amizade virtual pode ser tão verdadeira ou ainda mais que uma que está presente fisicamente ao seu lado ?
Iasmin: Anny, essa pergunta foi a mais complicada da entrevista. Já pensou eu dizer não? (risos). Brincadeira, então acho que eu está fazendo essa entrevista em parceria a Juu já uma resposta. Mas então, amizade virtual é verdadeira e somos provas disso, digo eu e a Juu assim como você e tantos outros blogueiros que conheci e hoje são meus amigos, como o Marcos de Sousa e a Pâmella Ferracini que são blogueiros conhecidos mas tenho outros da época de orkut como a Kauana Correia e a Tati Montero da LFO. Acho que essas amizades são mais verdadeiras do que os que estão fisicamente por perto, sempre digo isso pois não nos importamos com aparência, modos e sim com sentimentos e o que mostramos ser. Nunca precisamos nos olhar, nos abraçar, conhecemos o coração um do outro, admiramos o que transmitimos através da tela. Não nego que faz falta o toque físico mas o mais importante é o amor e amor não nasce em coisas, no mesmo lugar. O amor nasce em corações e ultrapassam limites, distância, tempo. Por isso não digo que tenho amizade virtual, eu tenho amizade que são de longe, que nunca vi mas estão perto de mim. E o que é verdadeiro não pode ser considerado virtual. Eu amo meus amigos distantes como amo aqueles que moram aqui perto de mim e alguns até mais. E espero que seja possível conhecer todos. Amizade virtual é verdadeira e muito especial.

Juliane: Anny, acredito muito que amizades virtuais muitas vezes sejam mais verdadeiras do que aquelas presentes fisicamente. Eu mesma conheci muitas amizades através desse meio e amizades que se tornaram a cada nova conversa reais e que com o passar do tempo tive a oportunidade de conhecer e ter elas fisicamente em minha vida também. Hoje a maioria dos meus amigos moram longe, uns eu nem conheço que são esses amigos virtuais que eu tenho um imenso orgulho por ter tão reais. Enfim, acredito sim e afirmo sempre que amizades assim podem ser pra vida toda e por der mais confiável que muitas que estão ao nosso lado.

Com suas palavras, definam pra mim o que é amor ?
Iasmin: Amor é aquele sentimento base, que nenhuma palavra seria capaz de defini-lo, devido sua intensidade e força. Amor é Deus, amor é vida, amor é pessoas, o amor é tudo, está em todo lugar. O amor é o simples, os detalhes. Nunca poderei definir esse sentimento, amor é inexplicável e nunca iremos conhecê-los totalmente. Afinal, quem pode defini-lo? Sei que vim do amor, que sou amor e vou pro amor. Sei que o amor está em mim, que ele me move, me domina e vive em meu coração. Apesar de ser tão importante em minha vida, certas coisas só se pode sentir, nenhuma palavra pode definir, nada justificar. Nenhum ser humano poderá definir amor, quem se atreve a isso não enxerga sua complexidade e quem garante saber sua definição não conhece o sentimento, não sabe o que é o verdadeiro amor. Então eu nunca busquei defini-lo apenas quero senti-lo, quero ele na minha vida sem procurar explicação, sem questioná-lo. Amor é bondoso, feliz... amor é aquilo que não existe definição capaz de alcançar sua grandeza, não adianta procurar.
Juliane: Amor é o combustível diário para mover nossa vida, nossos sonhos e nossas vontades. Amor é aquele sentimento que sempre visa muito em pouco, que te faz ter os pés no chão quando a vontade de flutuar é grande. Amor é o que nos inspira, é o que faz sofrer e sorrir ao mesmo tempo. Amor é a palavra que combina com tudo que sinto, com tudo que vivo e vivi. Acredito que não sem viver sem o amor da minha família, dos meus amigos, da pessoa que amo e até sem o meu próprio amor. Amor é a palavra que sempre estará presente nas páginas da nossa história.


Nem todos os textos de vocês são exatamente o que sentem. Alguns são fictícios. Mesmos nesses textos tem algo do que vocês sentem ?
Iasmin: Discordo contigo Anny, todos meus textos mostram meus sentimentos, talvez não os atuais mas os que já senti. Por mais que seja um conto ou algo fictício mostram o que existe no meu coração. Eu não consigo escrever sobre algo que não conheço, não vivi, seja tristeza, dor, amor ou felicidade. Claro que não é tudo verídico mas tem algo meu, seja um simples detalhe. Tudo que falo eu conheço nem que seja um pouco. Um texto que não tenha um minimo de verdade, se torna algo sem sentido, sem intensidade, frio, pelo menos pra mim.
Juliane: Tudo que e escrevo tem um pouco te mim, até nos meus contos e textos irreais. Por mais que eles sejam fictícios contém muito de mim, pois eu não sei inventar algum sentimento, só sei imaginar algumas situações e tudo que muitas vezes eu tenho vontade de fazer. As minhas palavras são repletas de coragem que eu particularmente não tenho. Por isso minha imaginação vai longe, mas mesmo assim diz muito de mim.

Alguns blogs que conheço, digamos viraram famosos instantaneamente , criam o blog hoje, e com pouco mais de um mês já tem quase mil seguidores. Com vocês não foi assim. Vocês acham legal esse sucesso instantâneo ou acham que sendo conquistado com o tempo ele tem mais aquele gostinho de vitória ?
Iasmin: Realmente muitos blogueiros crescem rapidamente mas eu não gostaria que o meu fosse assim. O que vem rápido muitas vezes não é tão vitorioso como os que vem com tempo. Aqueles que são conquistados diariamente, com força, paciência e persistência pode ser comemorado com mais intensidade. E é assim comigo, com a Juu e até contigo Anny, não é nada mais gratificante que ver os números crescerem junto as postagens. Não há o que desperte um sorriso mais sincero do que ver que apareceu um novo seguidor. Acho que aos poucos é um reconhecimento melhor, que dá aquele gostinho de conquista e que conseguir mais um leitor, é uma recompensa que mostra que se a cada dia houver mais esforço maior o blog fica.
Juliane: Acredito que blogs assim não terão essa felicidade que temos em dizer que cada leitor foi conquistado com muito gosto e que valeu cada post dedicado a eles. Pra mim números nunca foi e nunca será o mais importante em meu blog. Quando tinha vinte seguidores sentia a mesma alegria que sinto hoje com os mais de mil. Eles vieram porque gostaram e não porquê os forcei, como tinha dito antes. Então essa fama instantânea nem sempre trás a satisfação de ganhar um seguidor por vez.

Gostaria que cada uma se defini-se.
Iasmin: Nunca conseguir me definir por completo, as vezes nem sei quem realmente sou. O que posso dizer? Sou uma baiana de 19 anos, católica, aquariana, que cursa Administração de Empresas e quer ser muito feliz. Que tem Deus como base de sua existência e a maior prova de amor. Ama Ele, sua família e seus amigos, os poucos mas verdadeiros. Vive intensamente não importa o momento, gosta do simples e sabe que para que seus sonhos sejam realizados só depende dela. Usa as palavras para mostrar seus sentimentos, o que ela é, quer ser ou já foi um dia. Definições assim nunca mostrarão quem realmente é Iasmin Cruz, o que existe por trás de seu sorriso e olhar. Para mim conhecer realmente deverá conviver comigo, me mostro em pequenos gestos, algumas conversas e em momentos rotineiros. Dona de um coração enorme mas não são todos que o conhece, sou tímida mas posso surpreender. Sou menina, sou mulher, sou sonhadora, sou aprendiz.
Juliane: Juliane Bastos? Eu? Bom, sou uma gaúcha de 22 anos que mora em uma minúscula cidade do interior, uma cidade que me trás paz e que nenhuma outra me faz querer sair daqui. Sou simples, amiga, sonhadora, ciumenta, corajosa, persistente e determinada. Odeio acordar cedo e amo dormir até tarde. Sou filha única, porém não sou mimada, tenho o que mereço apenas.(rsrs) Amo fotografar, tenho verdadeira paixão por escrever, gosto conhecer pessoas e lugares novos. As vezes sou tímida e outras sou extremamente exagerada, falante e engraçada (é o que dizem), tenho um humor típico de libriana e sou uma fiel amiga. Sou gremista, mas não sou fanática e nem gosto desses duelos de times, prefiro entrar em uma discussão pra defender um animal do que pra defender alguém que nem se quer me conhece. Falando em animais, sou defensora deles, tenho uma cachorrinha que é a alegria dos meus dias e que encanta minha vida. Por mais que muitas pessoas não gostem, eu amo o frio e como forte gaúcha o enfrento de bom humor. Gosto de ver o pôr do sol sozinha e ficar por alguns minutos refletindo sobre os dias que passaram. Sou verdadeira fã da lua e fico encantada com o seu brilho. As vezes sou medrosa e por outras tenho coragem de sobra. Enfim, tenho orgulho de ser o que sou, viver o que vivo e amar quem eu amo.


Agora, façam ao contrário, definam uma a outra.
Iasmin: Juliane é uma menina mulher, dona de um coração enorme, uma amiga maravilhosa e uma blogueira incrível. Escritora que pode ser comparada com grandes nomes da literatura mundial, ela sempre tem uma bela palavra para dividir. Tem um coração repleto de sentimentos sinceros, que nos mostra em seu blog o que muitos corações sentem, não apenas o dela. Ela também é fotografa e tem sua profissão. Posso definir essa filha do Sul de outra maneira, a Juu pra mim é aquela amiga incrível, aquela irmã de alma e coração. Aquela que sempre me ajuda, está do meu lado, apoiando, aconselhando e me dando bronca quando necessário. A que me inspira mas também a que me motiva, que me faz enxergar que sou capaz. Madrinha do nome do meu blog, é alguém que acredita em mim quando muitas vezes não creio em mim mesma. Juliane é todos os sentimentos: amor, alegria, tristeza, lágrimas e sorrisos. Juu é o que mostra no blog, em pequenos conversas. É aquela que não usa máscara, desde o começo, na primeira conversa ela mostrou ser quem é, hoje eu digo: continua a mesma. Sempre foi e será assim. Jamais nega seus sentimentos ou tenta mostrar algo que não seja ela mesma. Por ela tenho um carinho imenso, uma grande amor, admiração e um sonho: conhecê-la pessoalmente, abraçar, olhar no fundo dos olhos e dizer: Você é exatamente como imaginei. 
Não tem como a definir por completo mesmo que eu tente, ela é uma pessoa maravilhosa e todos que a conhecem irão concordar comigo. Na minha vida, posso defini-la como anjo. Obrigada cabeçuda(sim, colocamos apelidos carinhosos) por ser quem é, por ser minha amiga, pelas brincadeiras, conversas por msn e áudio(risos) e por tudo que sempre fizeste por mim. É minha amiga, uma joia rara, um anjo que Deus mandou pra cuidar de mim mesmo com tantos quilômetros entre nós, um ser que me conhece tão bem, um tesouro chamado Juliane da Silva Bastos.
Juliane: Iasmin Cruz? Bom, a Mine é aquela pessoa de alma pura, que me enche de alegria por fazer parte da minha vida e que me encanta com cada palavra de escreve. Ela é um ser angelical, que me deixa muitas vezes “corada” com tudo que descreve de mim. Ela é aquela pessoa que não me conhece pessoalmente, mas que sabe me decifrar de uma maneira incrível. É aquela amiga que sempre tem a palavra e muitas vezes frases e textos como é o caso dela, para me colocar pra cima e não me deixar desistir de muitas coisas. Tudo que conquistei com o blog, hoje afirmo que a nossa amizade foi o mais importante. Jamais imaginei que aquela baiana, tão tímida se tornaria alguém que diariamente está “ao meu lado” e é incrível viver isso e ter ela comigo. Poderia ficar horas aqui decifrando o que ela significa pra mim, mas eu tenho um probleminha com as palavras quando se trata de falar de alguém que gosto (acreditem nisso). Quando me impõem assim, “decifre fulana”, “fale de ciclano” eu travo, acreditem. Fico sem saber como utilizar as palavras e a vontade que tenho é de apenas dizer “ela é tudo pra mim”. Mas enfim, espero que um dia eu consiga escrever tudo que ela significa pra mim e que eu não trave tanto como estou travando agora. (risos) Bom, sem mais, a Iasmin Cruz é sim hoje uma das minhas melhores amigas e alguém que eu sei com toda a certeza desse mundo que vou conhecer. Foi com essa “lombriguda” que eu tive a certeza que amizades virtuais são importantes e muito reais. Te amo Mine. Preto de copas (cartas)

Agora eu gostaria que vocês me dissessem o qual a principal semelhança e diferença de vocês. 
Juliane e Iasmin: Nossa principal semelhança é a forma de demostrarmos nossos sentimentos através do blog, a cumplicidade que nos une, a nossa amizade que sempre foi tão pura e verdadeira, sem nenhum interesse de ambas as partes. Nossas diferenças? Pensamos muito e não encontramos nenhuma, talvez o dia em que nos conhecermos pessoalmente podemos encontrar alguma coisa.
Vocês acham que o blog tem o poder de mudar a vida de alguém ? Mas especificamente de quem escreve ?
Iasmin: Eu não diria mudar completamente, mas ele provoca sim mudanças. Até porque surgem novas amizades, você descobre e aprende novas coisas e tudo que é novo provoca mudanças. Falando de quem escreve, as vezes sim, o escritor pode se tornar diferente, expor mais o que sente. Talvez não mude uma vida mas ajude que ela melhore. 
Juliane: Acho que muda muito sim, pelo menos a minha mudou muito depois que criei o meu. Além de conhecer pessoas maravilhosas, percebi que eu podia sim descrever no mundo virtual muitos sentimentos. E dessa forma eu ajudei de algum jeito muitos corações como o meu.

Quando eu escrevo um texto nem sempre é pra alguém especifico. E vocês, escrevem pra alguém ou simplesmente pelo prazer de escrever ?
Iasmin: Eu creio que a maioria dos blogueiros que escreve sentimentos, escreve para alguém. Por mais que não seja percebível no momento, tem uma pessoa que inspira. Para mim sentimentos não nascem do nada, se você fala deles porque você viveu, um momento ou uma pessoa te marcou. Você pode falar de um amor do passado ou alguém que conheceu. Pode falar para alguém no momento ou simplesmente para aquela pessoa que tu espera no futuro. Eu tenho prazer em escrever, escrevo com amor, então eu não crio textos do nada, deposito neles meus sentimentos e eles sempre são por alguém.
Juliane: Todos os meus textos são pra alguém sim. Nem que seja pra mim, pra meus amigos ou pro meu amor. Sempre tenho uma inspiração através das pessoas que estão ao meu redor, que me fazem bem e que de alguma forma me ajudam a escrever a minha história.
Alguma de vocês duas sonham em escrever um livro ? Talento vocês tem de sobra pra isso !
Iasmin: Não, eu sinceramente não me vejo publicando um livro. Acho que não tenho talento para isso. Escrever um livro nunca esteve nos meus planos, a não ser que eu comprasse todos. (risos)
Juliane: O que eu sonho é fazer um livro com todos os posts do meu blog, pra poder guardar, quem sabe divulgar e pra poder daqui alguns anos ler tudo que escrevi  e tudo que senti.

Quando foi que vocês 'descobriram' que expressavam os sentimentos tão bem através das palavras ? E por que decidiram escrever para o mundo ?
Iasmin: Eu não sei te dizer, talvez ainda hoje eu não expresse tão bem. Mas busquei me expressar nas palavras quando precisava desabafar, muitas vezes me via sozinha sem ter com quem conversar ou alguém que me entendesse, então era colocando em textos que eu me sentia bem. Comecei escrever pra que todos pudessem ler, quando percebi que muitos sentiam o mesmo que eu (percebi isso nos meus primeiros textos), como havia identificação, eu comecei a deixar meus sentimentos falar por mim e por muitos.
Juliane: Bom eu descobri isso quando a primeira pessoa que leu um texto meu disse que eu conseguia me expressar muito bem através das palavras, depois eu continuei escrevendo e sempre recebia elogios e apoio para continuar escrevendo. Decidi colocar o que sinto a frente de muitos olhos com a intenção de levar talvez um alivio, bons sentimentos e até uma reflexão para quem lê.

Eu to cansada desses 'eu te amo' importados do Paraguay. Pra um sentimento ser verdadeiro, de que ele precisa ser constituído ?
Iasmin: Ser de coração, construido diariamente através do respeito, amizade, carinho, amor, apoio, compreensão, afeto e todos os sentimentos bons. Mas acima de tudo a sinceridade, para ser verdadeiro precisa ser sentido realmente. Não há sentimento verdadeiro sem dedicação de ambas as partes. 
Juliane: Precisa ser construído principalmente de sinceridade. Acho que com esse sentimento todos os outros vem e com isso se constrói um amor verdadeiro e quem sabe eterno.

Já pedi pra vocês falarem de amor. Agora quero que falem de dor. Qual foi a maior decepção de vocês ?
Iasmin: É aquela que quando fecho os olhos ainda lembro, o coração enche de dor e olhos de lágrimas. Acho que ter perdido pessoas importantes para mim, ter visto amigos se afastando, uma grande amiga me excluindo da vida dela foi minha maior decepção. Porque sou uma pessoa intensa, quando gosto, gosto de verdade. Então ver o fim de sentimentos, de relações é algo que não é esperado, porque amizades se vão mas os momentos, as lembranças não, então é decepcionante ver pessoas mudando com você.
Juliane:  Minha maior decepção não foi com o amor, foi com uma amizade. Pois tenho um problema em confiar demais, gostar de mais e pensar que sempre serei amada como amo. Então essa decepção ainda dói e talvez será assim por um bom tempo.

Quando se trata dos leitores, vocês gostam sempre de retribuir os comentários as visitas e os seguidores? Acha isso essencial pra todo blogueiro?
Iasmin: Exceto os comentários típicos, do tipo 'Seguindo, segue de volta?', eu retribuo sim. Retribuo todos, seja comentários e/ou seguidores (quando gosto do blog). Gosto de ter essa relação com eles, é uma forma de ter contato com pessoas que gostam de minhas palavras, é uma maneira carinhosa de mostrar como sou grata pela visita e palavras deles. Foi assim que construir muitas amizades com blogueiros. Eu creio que seja essencial essa troca de visitas, comentários porque você conquista leitores fiéis e mostra que não é uma blogueira que quer ser superior, então retribuir comentários, visitas é uma forma de construir amizade mas também do blog crescer, afinal, você mostra que se importa com os leitores e eles voltarão sempre ao seu blog.
Juliane: Gosto e sempre faço isso. Acho que é importante essa troca, esse carinho e atenção. Mas não sigo um blog só porque a tal blogueira me segue. Retribuo os comentários e quando gosto mesmo do blog sigo e até indico. 

Desde blogueiros a renomados escritores, quais os autores que vocês mais apreciam e mais as influenciam ?
Iasmin: Bom, eu diria que Caio Fernando Abreu, Tati Bernadi, Nicholas Sparks, Clarisse Lispector, Augusto Cury e os ainda não conhecidos por todos Juliane Bastos e Marcos de Sousa são os que possuem minha maior admiração.
Juliane: Se tratando de blogueiros eu sou super fã da Iasmin Cruz, o Marcos de Sousa e a Pâmella Ferracini. As palavras deles sempre se encaixam com alguma coisa que eu estou sentindo e me prendem muito. Escritores admiro muito a incrível Tati Bernardi, a fabulosa Alyson Nöel e o maravilhosa Martha Medeiros. As palavras dessas escritoras me encantam muito.

Agora, cada uma, citem apenas 5 blogs que vocês recomendem pra todos aqui.
Iasmin: Complicado escolher apenas cinco. Mas O que um coração sente, O mundo sob meu olhar, Love in Red, ABL e PSP são os que mais recomendo. Os dois últimos justamente por reunir vários blogueiros talentosos que tem blogs incríveis.
Juliane: Meus preferidos:

Completem a frase..

Iasmin
Eu sou .. uma aprendiz, protagonista de um história exclusiva, a sonhadora que a cada dia constrói sua vida.
Eu estou .. sempre vivendo, em busca dos meus objetivos e buscando a minha felicidade.
Eu amo .. acima de tudo Deus, minha família e amigos. 
Eu admiro .. as coisas simples, os pequenos detalhes, o nascer do sol e o surgimento da lua. O que para muitos são apenas detalhes mas para mim tem uma beleza pouco enxergada.
Eu quero .. a felicidade para mim e todos a minha volta, quero fé, amor e todos os sentimentos bons, sonhos realizados e cada dia mais desejo de viver.
O Refúgio das Palavras .. é uma segunda casa, um lugar que me encontro, que me dá paz. É algo inesplicável e essencial, onde posso através de minhas palavras mostrar o que penso, sonho e realmente sou. Refúgio das Palavras é o brilho de um olhar apaixonado, o sorriso de uma criança, uma lágrima de tristeza, um grito de dor e todo o amor. Ele é tudo, todos os sentimentos e aquela magia das palavras que não há como explicar.
O O que um coração sente .. Maior inspiração, onde encontro o que quero ler, onde me idenfico com cada post. É aquele blog repleto de sentimentos, que a cada linha é mostrado como falar do que sente é bom. É o lugar aonde o que muitos corações querem falar, são escritos por um só.
O Além de Palavras, sentimentos .. Sentimentos mostrados em cada palavra, aquele blog que acompanho desde o começo e adoro cada palavra escrita.
A vida .. Um mistério que apesar de tudo é muito belo. Que é movido por Deus, consequentemente é mágico e não há como explicar. 
A tristeza .. Aprendizado, que sempre passa. Faz chorar, faz doer mas sempre trás grandes lições e deixa um sorriso quando se vai.

Juliane
Eu sou .. uma pessoa super indecisa.
Eu estou .. com o coração repleto de saudade.
Eu amo .. amar.
Eu admiro .. todas as pessoas que sabem demonstrar seus sentimentos.
Eu quero .. poder ter sempre esse dom de descrever o que sinto.
O Refúgio das Palavras .. é o refúgio perfeito para qualquer coração.
O O que um coração sente .. é parte de mim.
O Além de Palavras, sentimentos .. é um lugar perfeito para refletir sobre o que sentimos.
A vida .. foi feita pra ser aproveitada todos os segundos, por isso faça isso.
A tristeza .. é algo para ser superado sempre.

Ah, infelizmente estamos chegando  ao fim.. mais uma vez agradeço imensamente a contribuição de vocês nesse um ano de blog, e obrigada por ter concedido essa entrevista maravilhosa pro APS.. O espaço é de vocês, sintam-se a vontade;
Iasmin: Ah, acabou..Anny eu agradeço a oportunidade de aparecer aqui no APS e está do lado de uma blogueira e amiga que é a Juu. Nunca tinha feito isso e foi incrível, amei. Obrigada por tudo que sempre fez por mim e o Refúgio, que vocês cresçam a cada dia e estejam sempre me acompanhando e me apoiando tendo a certeza que sempre estarei com vocês desejando muito sucesso. Aos seus leitores convido para me conhecerem lá no Refúgio das Palavras. Agradeço também a Juu por está ao meu lado nessa entrevista. Foi maravilhoso, obrigada.
Juliane: 
Anny, minhas palavras serão insuficientes para agradecer por tudo, por essa maravilhosa entrevista ao lado da Iasmin. Desejo que teu blog seja sempre esse sucesso todo e que tu sempre nos encante com tuas palavras. Desejo muitos e muitos anos de vida pra vocês. As perguntas me fizeram refletir muito e voltar em um tempo tão bom que foi o começo do blog. Obrigada por tudo viu, obrigada por fazer parte da minha vida como blogueira. Mais uma vez, parabéns e muito sucesso. Beijão dessa pessoa que te admira muito, Juu.

Eu simplesmente amei cada palavra dessa entrevista, espero sinceramente que vocês leiam e deixem sua opinião sobre a entrevista das meninas.. fiz as perguntas com muito carinho, e elas as responderam com carinho dobrado.. e esse foi mais uma postagem especial de comemoração a um ano do blog.. amanhã tem mais *-* beijinhos ;*

9 comentários :

  1. Que capricho, que dedicação! É sempre bom conhecer novos autores e seus espaços! bjs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que, da primeira vez que olhei o tamanho do post, desisti de ler. Depois decidi tomá-lo como passatempo e me surpreendi! Demorei horas lendo essa entrevista e posso garantir: valeu a pena! Além das perguntas e da maneira "dupla" fugirem dos padrões de entrevistas que vemos por aí, as duas entrevistadas deram um show de aprendizado! Nunca reuni tanto conhecimento, sabedoria, sentimento e lindas palavras em uma só entrevista. Sinceramente, aprendi muito com elas. Curti bastante ler e decifrar um pouco mais sobre as personalidades dessas verdadeiras divas da blogsfera! Aprendi bastante, estou em êxtase!
    Mil beijos =*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns as duas pela amizade verdadeira, é tão difícil encontrar um sentimento assim nos dias de hoje.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. adorei a entrevista em dose dupla com as duas ótimas blogueiras.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Postagens ótimas!
    Gostaria de ser parceiro de vocês.
    Tenho um blog cgamado Palavras pequenas.

    Quando pudere, visitem:

    www.sejavocemesmocompalavraspequenas.blogspot.com

    Se for do interesse, por favor, entrem em contato comigo pelo e-mail: piermartins@gmail.com

    Obrigado,

    Pierre Martins.

    ResponderExcluir
  6. Awn, adorei a entrevista. Adoro muito as duas*--*
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Awn, adorei a entrevista. Adoro muito as duas*--*
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Foi maravilhoso participar dessa entrevista.
    Além de ter sido para o APS, fazer dupla com a Mine, vou incrível.
    Muito obrigada pela oportunidade Anny, amei demais. ♥

    ResponderExcluir
  9. Não sei como, mas, só agora vi que a Iasmin citou meu blog, e a Ju, citou meu blog e eu. Nossa, que perguntas excelentes e respostas maravilhosas. Saibam que tanto o blog O que um coração sente e Refúgio das palavras, são um dos meus blogs favoritos, onde as donas eu sou fã, assim como o Além de Palavras, sentimentos. ♥

    ResponderExcluir