Image Map
Além de Palavras, Sentimentos: Por que é tão difícil ser feliz?

Por que é tão difícil ser feliz?


Olá, meninas e meninos! Depois de um pequeno recesso pra resolver probleminhas pessoais, eu, o menino que faz a diferença, estou de volta, pra alegria de todos vocês (ou não)! Depois dessa maravilhosa comemoração do níver do APS, é hora de botar a mão na massa, porque o show não pode parar, não é mesmo? Mas antes, eu quero agradecer a todos os leitores que se manifestaram dando os parabéns, elogiando, enfim, mostrando que quem lê o APS forma praticamente uma família de gente muito boa e cativante. Acreditem, leitoras e leitores, vocês moram no meu coração!

Sem mais para o momento, vamos ao linquezinho!


Essa semana eu me surpreendi com uma amiga fazendo essa pergunta eu seu Facebook: "Por que é tão difícil ser feliz?" Quando alguém posta um negócio desses, tá claro que a situação da pessoinha não vai bem. É pena que eu tenho encontrado a moça muito pouco no MSN, e nem posso saber o que se passa, o porquê desse lamento tão tenso, muito menos poder dar meu apoio, aconselhar, essas coisas de amigo. Muita gente deu força a ela, comentando belas frases nesse post dela no Face, inclusive eu. Mas eu queria poder fazer mais.

Só que essa perguntinha indecente não saiu da minha cabeça. Acho até que muita gente já se fez essa pergunta em alguma fase da sua vida. Você que tá lendo esse post, por exemplo. É, você mesmo. Já se perguntou onde a bendita felicidade foi se esconder de você alguma vez na vida? O que você é capaz de fazer para alcançar a sua felicidade?

Ah, felicidade... Essa danadinha tá muito na moda; todo mundo tá procurando por ela, mas a maioria das pessoas vive dizendo que não a encontra. Como diz aquela musiquinha de Natal, estão achando que "felicidade é brinquedo que não tem". Se você é um desses que tá doidinho pra ser feliz, você veio ao post certo!

Você alguma vez já ficou zonzo, tão zonzo, que chegou a ver estrelas? Ou, como diz meu sogro, já viu aqueles "bichinhos alumiando na vista" (sim, meu sogro é do interior)? Tipo quando a pressão cai, ou quando você fica muito tempo com a cabeça abaixada e levanta de repente, e começa a ver umas luzinhas piscando, flutuando no ar. De vez em quando eu encontro esses vagalumes malucos. O engraçado dessas luzes é que elas ficam piscando apenas nos cantos do campo de visão. Você olha pra frente e elas ficam voando nos ladinhos. Se você olha diretamente pra alguma das luzinhas, ela some. Só dá pra ver as luzinhas se você não focar nelas.

Não, eu não tô viajando no assunto. Eu sei que essa vai ser a comparação mais tosca da minha vida, mas com a felicidade funciona da mesma forma. Se você focar sua visão na felicidade, ela some! Quando mais você corre atrás da sua própria felicidade, mais ela corre de você. Se você quer ser feliz, pare de tentar ser feliz! Pare de focar na sua própria felicidade e ela virá.

Então é pra focar em quê? Experimente começar focando na felicidade das pessoas que você ama. Essas criaturinhas que vivem perto de você e que você carrega no coração; faça com que essas pessoas sejam felizes. Você sabe muito bem o que as deixam feliz. Que tal um presentinho, um abraço, um conselho, um passeio no parque? Que tal um beijo na testa, uma carona até o colégio, uma mãozinha na faxina da casa? Que tal perdoar aquele vacilo (aqui no Rio a gente ainda fala "vacilo", tá!), ou você evitar de vacilar?

Essa etapa até que é fácil. Vamos passar de nível. Experimente fazer feliz qualquer pessoa com quem você tenha contato. Amigos, inimigos ou desconhecidos. Descubra o que vai faezr essa pessoa feliz e faça por ela. Tia chatas, vizinhos metidos, patricinhas do colégio, piriguetes que roubam seu namorado, professores rabugentos... A lista é grande. Mas, por mais que isso pareça um tremendo absurdo, esses seres insuportáveis também merecem ser felizes. E você pode muito bem contribuir para isso.

Por último, mas não menos importante: já pensou em fazer Deus feliz? Que tal fazer algo hoje que vá arrancar um sorriso de Deus? Tomar alguma atitude que vá fazer Deus dizer "puxa vida, que coisa linda de se ver!" Acredite, é possível! Possível e necessário. Afinal de contas, ele ama tanto a gente, gosta tanto de nos ver bem, faz tanta coisa por nós. Ele merece um mínimo de gratidão de nossa parte. Tente agradar a Deus. Mas pra saber o que vai fazer Deus sorrir, você precisa conhecer Deus melhor. Bate um papo com ele; ele vai adorar.

Quando essas práticas se tornarem hábitos na sua vida, TÃDÃNNN!!!! Você vai ser feliz!!! Duvida que isso funcione? Faça o teste. Eu garanto: você mais feliz ou seu dinheiro de volta. Aceite o desafio. Se todo mundo começar a tentar fazer os outros felizes, faça as contas: todo mundo vai ser feliz! E ninguém melhor pra começar esse ciclo do que você. 

4 comentários :

  1. fiquei até emocionada com o texto .. é exatamente o tipo de coisa que to precisando ler, que leio mas não to conseguindo por em prática.. mais isso é assunto pra depois .. parabéns Jean .. cada dia mais se superando, além de nos textos maravilhosos.. no jeito de falar.. como diz a Gih, falando de um modo jovem .. kkk (:

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudíssimo! Eu estava realmente assim: sem felicidade alguma na minha vida! Procurava no dinheiro, em roupas, em um produto novo para o cabelo, no seriado novo da Disney, em um texto do Tumblr, na minha música preferida...Nada me fazia plenamente feliz! Até que cansei de procurar e decidi viver. Uma coisa de cada vez, sem neuras...Sabe o quê aconteceu? Surgiram MUITOS motivos para a minha felicidade e agora sei que essa está no "pouco", só tem que saber esperar o que Deus nos reservou!

    ResponderExcluir
  3. oow muito lindo o blog de v6!

    ameii e vou seguir!
    ps.:ótimas reflexões =)

    Obrigada pela visita!

    http://nomeuquartoeuleiomuito.blogspot.com.br

    ROBERTA RIBEIRO
    No Meu Quarto Eu Leio Muito

    ResponderExcluir
  4. Só pra esclarecer, pessoal: esse jeitinho que eu uso pra escrever aqui no APS é o meu jeito de falar mesmo, conversando ao vivo eu sou assim. Só que quando eu escrevo, acabo pegando um tom mais sério. Aqui no APS eu forço pra não ficar tão sisudo. mas se algum leitor ou leitora conversar comigo - e eu adoraria conversar - vai ver que eu sou desse jeitinho mesmo.

    Beijo na testa de vocês!

    ResponderExcluir