Image Map
Além de Palavras, Sentimentos: Vamos fazer o ENEM?

Vamos fazer o ENEM?



Meninas e meninos do meu coração, vocês não imaginam como a minha vida está corrida. Faculdade tá pegando fogo, os dois trabalhos estão arrancando o meu couro, a vida de casado é uma correria só, escrever os dois blogs exige bastante da pouca criatividade que eu tenho, gravar e editar os podcast consome bastante tempo do meu fim de semana. Enfim, eu não paro um minuto. E querem saber de uma coisa? Eu adoro isso! Faz eu me sentir vivo! E tô fazendo faculdade de Administração, que é uma carreira que é mais corrida ainda. Podem me chamar de louco e anormal. Eu sou mesmo!

E por falar em faculdade, vamos falar um pouquinho sobre o temido e adorado Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Linquezinho!



Então, começaram as inscrições pro ENEM. Acho que a galera que lê o APS tá nessa fase de Ensino Médio e tal, então já devem estar pensando em faculdade. Se não estão pensando, comecem a pensar! Quanto mais cedo vocês tentarem decidir qual faculdade querem fazer, menos chance de fazer escolhas erradas. Digo por mim mesmo, já passei por duas universidades diferentes, as duas públicas, e parei os cursos porque percebi que não era o que eu queria pra minha vida. Cheguei a desistir do curso no último período!!! Portanto, vão logo escolhendo um curso pra fazer, porque essa é uma escolha que vai influenciar todo o resto da vida de vocês.

O ENEM é uma ferramenta incrível. Primeiro porque serve como ótimo treinamento pra fazer os vestibulares. Ele tá nivelado com os vestibas mais difíceis do país. Serve também como vestibular de várias universidades do Brasil inteiro. Pelo SiSU, a universidade aproveita sua nota no ENEM e te coloca pra estudar sem precisar fazer o vestibular. E além disso, a sua nota do ENEM pode te garantir um bolsa de 50% ou de 100% e uma universidade particular, através do ProUni. Eu mesmo entrei no meu curso de Administração com uma bolsa de 100% através do ENEM.

Acho que já dei motivos de sobra pra vocês se animarem com o ENEM. As inscrições começaram no dia 28 de maio e vão até o dia 15 de junho. Vocês podem se inscrever neste site aqui. Pra quem for fazer, algumas dicas de quem já encarou o ENEM e passou. Primeiro: esqueça a técnica da decoreba. A prova do ENEM prioriza muito mais o raciocínio ágil do que saber fórmulas de Física ou datas históricas. E todas as matérias estão misturadas pela prova inteira. Quando for estudar, se esforce ao máximo pra entender as matérias, sem precisar decorar nada. Segundo: capriche na redação. Sua nota da redação vai ser o grande diferencial entre passar e perder. Se você não tem muito talento na hora de escrever as 30 linhas, comece a treinar já! Terceiro: resolva as provas anteriores do ENEM. Se é a sua primeira vez no Exame, baixe as provas dos anos anteriores pra conhecer o estilo da prova e ficar mais preparado.

Aí você, que tá sempre lendo o APS e sabe que meus posts falam sempre sobre Deus e coisas do tipo, pode se perguntar "e o que o ENEM tem a ver com isso?". Eu explico. Deus sempre está interessado em que as pessoas cresçam na vida, tenham sucesso profissional, sejam mais cultos e mais inteligente. Ele não quer que ninguém seja burro e alienado pro resto da vida. Deus quer que a gente seja sim inteligente e bem sucedido. E o ENEM é uma ferramenta excelente pra isso!

8 comentários :

  1. Fiz ENEM ano passado no 9° ano e gostei da experiência. No primeiro dia fiquei super nervosa, mas o segundo foi bem melhor. Recomendo 1° ou 9° ano fazer :)

    http://vidadegarota-bru.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jean, belo post.

    http://blogquaseumpoeta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho idade ainda né, Mais pretendo fazer o ENem

    saladadefrutasbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom, ainda sou nova pro ENEM, mas pretendo cursar e vou começar a me preparar logo!

    Beijos,
    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  5. To seguindo aqui, dá uma passadinha no meu blog :))
    http://strawberrycupcake-rafa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ano passado eu fiz, até que não me sai mal. Esse ano eu vou fazer concertesa, todo dia eu penso em fazer minha inscrição ai eu esqueço. kk

    @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer Enem. Ano passado eu fiz e consegui passar no curso e na universidade que eu queria. Porém não tinha completado o ensino médio ou 18 anos, então não pude ir. Esse ano tenho que ir bem novamente e conseguir passar. Acho que se não conseguir entrar esse ano, eu piro.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Legal ver que bastante gente tá interessada em fazer o ENEM. Dediquem-se e vocês conseguem chegar lá!

    ResponderExcluir